quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Mulher é encontrada morta dentro de caminhonete em Paço do Lumiar

Uma mulher identificada como Maria Goreth Lima dos Santos, de 59 anos, foi encontrada morta dentro de uma caminhonete Toyota Hilux, de cor prata, placa NHF-4571, na noite dessa terça-feira (29), por volta das 22h, na MA-204, nas proximidades da entrada da ocupação Eugênio Pereira, em Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís.

O esposo dela, identificado como José de Ribamar Rubim dos Santos, de 61 anos, estava ao lado do veículo, jogado ao solo e em estado catatônico, dopado.

Guarnições da PM foram acionadas após relatos de um veículo em situação de abandono na estrada. No local, José de Ribamar relatou à polícia que eles foram obrigados a tomar uma substância desconhecida e, em seguida, vítimas de roubo.

Após constatar o fato, a guarnição da PM passou as informações ao Ciops e acionou o SAMU para os primeiros socorros a Jose de Ribamar Rubim.  A vítima foi encaminhada ao Hospital Clementino Moura, o Socorrão II.

Todos os objetos pessoais, juntamente com o veículo, foram recolhidos para serem periciados. A Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) está investigando o caso para esclarecer o que aconteceu de fato.

José Rubim, conhecido como “Zezinho de Janoca”, é presidente do bumba boi de Itapera/Icatu.

Polícia vai recuperar áudios do interfone de Bolsonaro para ver quem autorizou entrada do suspeito de matar Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro quer saber quem, na casa de Jair Bolsonaro, liberou a entrada do policial Élcio Queiroz, em seu condomínio, no dia da morte de Marielle Franco. "Os investigadores estão recuperando os arquivos de áudio da guarita do condomínio para saber com quem o porteiro conversou naquele dia e quem estava na casa 58", informa reportagem publicada na Folha de S. Paulo.
"O principal suspeito de matar a vereadora Marielle Franco (PSOL) e o motorista Anderson Gomes, o sargento aposentado da Polícia Militar, Ronnie Lessa, reuniu-se com outro acusado, o ex-policial militar Élcio Queiroz, no condomínio Vivendas da Barra, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. É o mesmo local onde o presidente Jair Bolsonaro tem uma casa. A reunião ocorreu no dia do crime, em 14 de março de 2018. Segundo depoimento de um porteiro do condomínio, obtido pelo programa, Élcio teria dito na portaria que iria à casa de Jair Bolsonaro, que na época era deputado. Segundo veiculado no Jornal Nacional, o livro de visitantes aponta que, às 17h10, Élcio informou que iria à casa de número 58. O porteiro disse no depoimento, no entanto, que acompanhou por câmeras a movimentação do carro no condomínio e que Élcio se dirigiu à casa 66, onde mora Lessa. O porteiro teria ligado novamente para a casa 58; segundo ele, quem atendeu disse que sabia para onde Élcio estava se dirigindo.No depoimento, o porteiro teria dito que, nas duas vezes que ligou para a casa 58, foi atendido por alguém cuja voz julgou ser de Jair Bolsonaro", informa ainda a reportagem.

domingo, 27 de outubro de 2019

Transtornos mentais afetam cada vez mais as crianças

Segundo a Organização Mundial de Saúde ( OMS), quase 800 mil pessoas se suicidam por ano no mundo, uma a cada 40 segundos.  Ou seja, enquanto você está lendo esse texto, uma pessoa está cometendo esse ato, que é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade.
A OMS diz que são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. E de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria 17% das pessoas no Brasil já pensaram, em algum momento, em tirar a própria vida.
Para falar sobre a realidade do estado e apontar caminhos para mudar esse cenário, conversamos com o médico psiquiatra Ruy Palhano, integrante do Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, Secretário Adjunto da Associação Maranhense de Psiquiatria e eleito recentemente, Diretor-Secretário da Região Norte da Associação Brasileira de Psiquiatria para o triênio 2020-2023.
“O Maranhão integra a Região Norte por ter dado apoio ao Amazonas em um momento crítico pelo qual passou aquele estado. Temos a responsabilidade não só mais com o Maranhão, de implementar as políticas públicas de saúde mental e de psiquiatria também nos estados do Acre, Rondônia, Pará, Amazonas e Amapá”, comenta o médico.
Segundo ele, a ideia é desenvolver estratégias políticas na área da prevenção das doenças mentais e tentar ajudar gestores públicos a organizar melhor as estratégias pra enfrentamento da depressão, suicídio, transtorno de ansiedade, hoje um problema gravíssimo no mundo. “O Brasil por exemplo, é o primeiro país no mundo a deter os maiores índices de transtorno de saúde e o segundo de depressão, sem falar nas questões relacionadas às drogas que também são foco da ABP, em colaborar com os estados brasileiros no sentido de organizar políticas mais consistentes, mais eficazes, mais efetivas”, disse o médico.
Dr. Ruy Palhano foi eleito no dia 12 de outubro e será empossado em fevereiro de 2020. De acordo com ele sua primeira atitude será fazer uma reunião regional para ouvir as necessidades, demandas e interesses de cada estado. “Nós temos a Associação Maranhense de Psiquiatria que já tem pelo menos 40 anos de pleno funcionamento e é um membro importante da ABP. Quem chefia essa associação é Dr. Francisco Frazão. Eu fui presente por 3 mandatos e é uma das importante federadas brasileiras, porque todos os anos nós fazemos eventos relacionados à psiquiatria e saúde mental. Agora no dia 19 de novembro nos faremos a 13ª Jornada Maranhense de Psiquiatria que terá participantes de todo o Brasil. Confira a entrevista.
Como está o Maranhão no aspecto da saúde mental?
Eu te diria sem nenhuma dúvida, sem medo de errar, que a doença psiquiátrica hoje no mundo e particularmente no Brasil, e mais ainda particularmente no Maranhão é um dos maiores desafios em matéria de saúde pública. Não há nenhuma outra doença que exija cuidados com tanto rigor, no presente momento, que as doenças psiquiátricas. O país detém o primeiro lugar no ranking dentre todos os países no mundo com índice de transtorno de ansiedade, é o segundo do mundo em transtorno de depressão, e que aí já leva milhões de pessoas, tem transtornos relacionados ao consumo de substâncias, uso de drogas por exemplo, que é uma coisa avassaladora. Sobretudo, com ameaça imediata da liberação de droga pelo Supremo Tribunal Federal que vai acontecer no dia 6 de novembro, quando será decidido juridicamente a liberação de droga no pais. Fatalmente, certamente, com essa liberação irão se desenvolver mais doenças psiquiátricas.
Piora o cenário…
Lamentavelmente. De transtorno relacionado a consumo de substancia nós temos 10 a 13 por cento da população brasileira dependente de álcool, só aí já vai mais de 17 milhões de pessoas. Então a gente está entro de um cenário muito complicado e as situação mais complexa que tem de tudo isso é que cada vez mais o número decresce, para esses transtornos, a idade das pessoas envolvidas. Tem crianças com depressão que tem 8, 9 anos de idade.
Crianças com transtorno de ansiedade com 7 anos. Isso te dá um cenário de perguntar para onde que vai essa situação? Outra coisa importante é que a situação está aí imposta, os números não mentem.
E o que está sendo feito efetivamente para solucionar isso?
Já houve uma melhora com a promulgação, em abril, da nova legislação brasileira sobre saúde mental. Então, ampliaram-se as possibilidades de criar-se ambulatórios, serviços de internação hospitalar, ampliação das redes de atendimento. Mas eu, pessoalmente, acho que deveriam ser tomadas outras medidas para se enfrentar isso.
O que por exemplo?
Treinar Upas (Unidades de Pronto Atendimento) para atendimento de doenças psiquiátricas. As Upas deveriam ser aparelhadas, os médicos treinados para poder prestar o primeiro atendimento do doente psiquiátrico. Porque muitas vezes só se recorre ao Hospital Nina Rodrigues para um atendimento desses enfermos. É um hospital super lotado, não tem infraestrutura pra dar conta de todas as demandas do estado do Maranhão. Eu acho que poderia ter uma espécie de rastreamento para esse atendimento nas unidades de pronto atendimento que não são preparadas para isso. Outro ponto é o desenvolvimento nos prontos socorros psiquiátricos, de unidade de atendimento de paciente com depressão, pacientes suicidas.
Como ocorre hoje?
Se a pessoa tenta suicídio e graças a Deus não consegue, a pessoa vai para a unidade, é atendida, socorrida, medicada… e depois? É mandada para casa. Mas não é para mandar para casa, é para mandar para uma unidade psiquiátrica preparada, capacitada para poder fazer um contraponto dessa tentativa de suicídio.
Outra medida é o atendimento em hospitais pediátricos de urgência psiquiátricas. Onde é que estão sendo atendidos nossas crianças e adolescentes? Não tem. Pai e mãe ficam desesperados porque não tem onde recorrer. Temos uma o CAPSI (Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência), então porque não se ampliam esses centros? Então, essa população está desassistida. Outra medida, do ponto de vista médico, que pode ser implementada, é o treinamento de escolas para lidar com automutilação. As professoras, coitadas, não sabem o que fazer com o volume de crianças e adolescente se mutilando. É gigante, e como é um assunto relativamente novo não se tem, epidemiologicamente, um número exato, mas estima-se que 60% das crianças e adolescentes tem se automutilado.
Porque ocorrem esses transtornos cada vez mais cedo?
Temos três fatores para explicar o comportamento psicopatológico de um sujeito ou de uma sociedade. Primeiro: As condições genéticas. A absoluta maioria dos transtornos psiquiátricos tem um braço genético fortíssimo. Então tem pessoas que tem vulnerabilidade, suscetibilidade, tendência para o desenvolvimento de determinadas doenças, como depressão, esquizofrenia, alcoolismo, que são transtornos que estão geneticamente determinados; outro fator é a própria sociedade. Qual é o preparo que a família tem para lidar com problemas psiquiátricos? A família não sabe o que fazer.
Se uma mãe assiste que o filho está se drogando ela fica desesperada, mas não procura um serviço médico. Não tem uma adequação, a família está despreparada para manejar com isso; E por fim, o terceiro fator é a nossa violência. Então você vê uma família desagregada, os pais não cuidam do filho, cada um cuida da sua vida porque tem que aparecer os interesses financeiros da família e etc. E esse filho está sendo educado aonde? Ou pela escola que não é responsabilidade dela, ou por alguém da rua, ou pela internet. Esses fatores sociais estão contribuindo muito para a formação dessas doenças mentais. Junta esses fatores genéticos, ambientais, os da própria natureza humana, acaba formando uma bomba que está permeando todas as instâncias da sociedade.
Temos perspectivas para melhorar isso?
O pior é que não há. Não assim a curto prazo. Não é fácil, não é simples. Em geral os gestores públicos estão muito distante disso, estão vinculados a outros interesses políticos e deixam essas questões de lado. No interior ficamos assustados. Não tem um programa, uma preparação específica a não ser essa padronizada pelo governo federal. Sei disso porque consulto e atendo 80, 90 pessoas por consulta.
Obrigada pelos seus esclarecimentos.
Quero aproveitar para agradecer em nome da Associação Maranhense de Psiquiatria, e em meu nome em particular, esse apoio gigantesco que a gente recebe de O Imparcial. O Imparcial é um aliado fortíssimo na promoção da saúde porque permite que falemos, colabora, apoia, divulga… parabéns ao jornal.
Temos a responsabilidade não só mais com o Maranhão, de implementar as políticas públicas de saúde mental e de psiquiatria também nos estados do Acre, Rondônia, Pará, Amazonas e Amapá

sábado, 26 de outubro de 2019

Polícia fecha fábrica clandestina de Aguardente Alemã em Caxias

A Polícia Civil, através da Delegacia Regional de Caxias, fechou, na manhã dessa sexta-feira (25), uma fábrica clandestina de Aguardente Alemã, situada na Travessa Cristino Gonçalves, no bairro Volta Redonda,

No local foi detido o proprietário, José Francisco Nunes da Silva. Ele foi conduzido à Delegacia Regional.

Foram apreendidos mais de 3 mil rótulos falsos, carimbo com datas únicas de fabricação e validade, tampas para garrafas, anotações de quantidades, além centenas de garrafas vazias.
Um líquido já pronto foi recolhido para perícia pelos peritos do Icrim de Timon. O medicamento fitoterápico, produzido a partir da tintura de Jalapa, é a Aguardente Alemã, popularmente conhecida por garrafada.

O remédio era fabricado sem o mínimo de higiene, com uso de álcool 90 graus, proibido para a ingestão humana, sem autorização da Anvisa e sem qualquer preparo técnico.
Os rótulos contem dados de empresas não existentes, bem como, número de CNPJ, responsável técnico e outros.

A investigação foi iniciada há cerca de dois meses, após recebimento de denúncia no WhatsApp da Polícia Civil em Caxias. Após representação feito pelo delegado regional, o Juiz da 1ª Vara Criminal de Caxias, Paulo Afonso Vieira Gomes, expediu mandado de busca e apreensão.

Segundo levantamentos os remédios falsificados eram vendidos no município de Caxias, em Chapadinha e em outras cidades da região. Há cerca de dois dias teria saído uma grande quantidade de caixas.

As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos na fabricação e distribuição do remédio falsificado.


Polícia estoura desmanche de caminhões roubados em Timon

A Polícia Civil do Maranhão, através do Grupo de Pronto Emprego da 18ª DRPC/GOE-18, seguindo informações da Delegacia de Polícia de Governador Eugênio Barros, descobriu, na tarde dessa sexta-feira (25), um desmanche de caminhões roubados no povoado Carnaúba de Pedra, em Timon.

No local, foram encontrados três caminhões e várias peças desse tipo de veículo. O sítio foi local de pernoite do caminhão apreendido em Capinzal do Norte, no domingo (200, segundo mapeamento do GPS do veículo.
Os policiais prenderam José Hércules Silva, autuado pelo crime de recepção. A partir do depoimento dele, a polícia vai tentar identificar e prender os integrantes da quadrilha. Suspeita-se que Hércules tenha sido contratado para ajudar a desmontar os caminhões e tomar conta do local.

Com a ação da polícia judiciária foram quatro caminhões roubados recuperados nesta semana em Timon.

José Hércules foi encaminhado à Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) local, onde ficará à disposição do Judiciário.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Revista istoÉ revela As falcatruas do clã Bolsonaro

Em uma dura reportagem sobre os bastidores da presidência da República, a revista IstoÉ afirma ter descoberto uma "uma assombrosa malha de práticas criminosas que já levaram no Brasil, legal e legitimamente, à abertura de processos de impeachment do mais alto mandatário da Nação"
Assinada pelo jornalista Germano Oliveira, matéria também aponta uma a "manutenção de uma poderosa rede de milicianos digitais operados diretamente pelo Planalto, promíscuo fato que joga na marginalidade a República brasileira, transformando-a em republiqueta de fundo de quintal". "Ou, melhor: fazendo da República uma associação criminosa de milicianos", diz o texto. 
A "quadrilha digital", termo usado na reportagem, seria chefiada por Dudu Guimarães, assessor parlamentar do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). De acordo com o texto, "Dudu é o responsável pelo falso perfil Snapnaro, e há outros perfis, igualmente falsos, comandados pelos Bolsonaros – como Bolsofeios, Bolsonéas e Pavão Misterioso". 
O grupo é coordenador pelo vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) e pelo assessor internacional da Presidência do Brasil, Filipe Martins. Também é formado por três funcionários públicos que operam na criação de notícias favoráveis ao atual ocupante do Planalto, mas também produzem fake news e dossiês contra desafetos, estejam eles dentro ou fora do governo. São eles: Tércio Arnaud Tomaz, José Mateus Salles Gomes e Mateus Matos.
Negligência com dinheiro público
A revista informa que Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) usou dinheiro público para a sua lua de mel. A advogada Karina Kufa, contratada pelo PSL a pedido do congressista, teria sido a responsável por acertar os detalhes da viagem. O filho de Jair Bolsonaro Eduardo se casou com Heloísa Wolf no dia 25 de maio, no Rio de Janeiro, com as despesas pagas por amigos, mas faltava comprar as passagens para as Ilhas Maldivas. Karina teria ligado para Antonio Rueda, vice-presidente nacional do PSL, pedindo dinheiro do fundo partidário.
Segundo a revista, Rueda, próximo ao deputado Luciano Bivar, presidente nacional da legenda, liberou o dinheiro e chegou a confidenciar. "Não agüento mais essa mulher me telefonando para pedir dinheiro para o Eduardo". 
"As mesmas fontes, checadas com dois deputados do PSL ligados a Rueda, confirmaram a informação já citada acima de que até carro blindado de Eduardo é pago com o erário", diz a reportagem.
Comprar de cargos
A matéria aponta, ainda, as recentes brigas internas do PSL envolvendo o presidente nacional da sigla, Luciano Bivar, envolvido num esquema de candidaturas laranjas. Bolsonaro também foi flagrado pedindo a aliados que tirassem o Delegado Waldir (GO) da liderança do PSL na Câmara. joice hasselmann (PSL-SP) também deixou a liderança do governo por ter apoiado a permanência de Waldir no cargo. O delegado foi favorável à criação das CPIs da Lava Toga e Fake News.
Até mesmo Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador FLávio Bolsonaro (PSL-RJ), gravou um áudio divulgado por grupos de Whatasapp, no qual indica que continua influente na divisão de empregos públicos, com direito à “rachadinhas”. “Tem mais de 500 cargos lá, cara, na Câmara, no Senado… Pode indicar para qualquer comissão, alguma coisa, sem vincular a eles (família Bolsonaro) em nada. Vinte continho pra gente caía bem pra c…”, afirma. 
 “Pô, cara, o gabinete do Flávio faz fila de deputados pra conversar com ele. Faz fila. É só chegar, meu irmão: nomeia fulano aí, para trabalhar contigo. Salariozinho bom desse aí, cara, pra gente que é pai de família, p…, cai como uma uva”, continua. 

Queiroz desviou mais de R$ 1,2 milhão dos funcionários do gabinete de Flávio quando ele era deputado estadual no Rio de Janeiro. 

Polícia recupera dezenas de celulares roubados, e prende receptores

A Superintendência de Policial da Capital (SPCC), sob coordenação da Seccional Leste e 18º DP Cidade Olímpica, deflagrou, entre segunda (21) e quarta-feira (24), a “Operação Backup” com o objetivo de tentar recuperar diversos aparelhos celulares com registro de roubo e furto.

Foram recuperados até o momento 25 aparelhos celulares, os quais estavam na posse de pessoas residentes em diferentes bairros de São Luís, no interior do Estado e até em outras Unidades da Federação.

Foram feitas algumas conduções e autuações de portadores desses celulares pelo crime receptação, pois ficou caracterizado o tipo penal previsto no artigo 180 do Código Penal (Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte. Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa).

Os aparelhos recuperados estão sendo devolvidos aos seus legítimos donos.

As autoridades policiais envolvidas na operação orientam que as pessoas evitem adquirir aparelhos e outros objetos de origem suspeita ou sem a comprovação da propriedade (nota fiscal, etc), pois terminam estimulando esse tipo de prática criminosa.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Colisão entre carretas deixa motorista preso às ferragens em Itapecuru-Mirim

 colisão entre duas carretas deixou um motorista preso na cabine de um dos veículos de carga em uma rotatória entre a BR-222 e a BR-135, no Povoado Entrocamento, em Itapecuru Mirim, na manhã de hoje (22).
A carreta estaria fazendo a conversão na rotatória e não teria parado, sendo atingida por outra carreta, que vinha na BR-135, provocando a colisão frontal.
A carreta bitrem estava carregada de grãos de soja e tombou após o impacto. Parte da carga foi derramada no asfalto e saqueada por moradores do local.
O motorista da carreta truck quebrou as pernas. Nenhum dos condutores dos veículos tiveram os nomes divulgados.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e retirou o motorista, que estava preso às ferragens da cabine. Os dois motoristas foram levados ao hospital.

Veja o vídeo:



Caixa antecipa saque de até R$ 500 para a próxima sexta (25)

nômica Federal divulgou hoje (21) o novo calendário da liberação do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os que não têm conta no banco. A Caixa antecipou os R$ 500 por conta, e, agora, todos poderão sacar o valor ainda neste ano. O calendário antigo previa que os nascidos de julho a dezembro só poderiam receber o valor em 2020.
Pelo novo cronograma, nascidos em fevereiro e março poderão receber os valores do FGTS já na próxima sexta-feira (25).
Confira o calendário atualizado:
MÊS DE NASCIMENTOINÍCIO DO SAQUE
Janeiro18/10/2019
Fevereiro e março26/10/2019
Abril e maio08/11/2019
Junho e julho22/11/2019
Agosto29/11/2019
Setembro e outubro06/12/2019
Novembro e dezembro18/12/2019
A data limite para recebimento dos valores continua sendo 31 de março de 2020. Caso o saque não seja feito até essa data, os valores retornam para a conta de FGTS do trabalhador, sem qualquer ônus.
Os saques de até R$ 500 poderão ser feitos em casas lotéricas e em terminais de autoatendimento para quem tem senha do Cartão Cidadão (destinado a beneficiários do Bolsa Família, por exemplo). Trabalhadores que possuem Cartão Cidadão e senha poderão sacar no Caixa Aqui, apresentando documento de identificação.
Quem não tem o Cartão Cidadão poderá realizar saques de até R$ 100 em unidades lotéricas. O restante do valor poderá ser retirado em uma agência da Caixa.
O trabalhador deverá apresentar um documento de identificação original com foto e a Carteira de Trabalho.
Para facilitar o atendimento, agências da Caixa abrirão em horário estendido na sexta (25) e na segunda (28). As unidades ainda funcionarão no próximo sábado (26), das 9h às 15h, no horário local, para realizar o pagamento, solucionar dúvidas, além de emitir senha do Cartão Cidadão.
A lista das agências com horário especial estão no site da Caixa.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

MP pede investigação sobre farra do cartão corporativo de Bolsonaro

O procurador Lucas Furtado pediu ao TCU a abertura de um processo para investigar o aumento dos gastos com cartões corporativos da presidência no governo Bolsonaro. Ele disse:  "a gravidade da situação assoma em importância na medida em que tais gastos são classificados como sigilosos, o que não permite ao cidadão comum aferir a pertinência e a necessidade desses dispêndios."
reportagem do jornal O Globo destaca que o procurador se valeu de comentários do próprio Bolsonaro feitos no Twitter: "no domingo, o presidente alegou que as despesas aumentaram 24% em comparação ao ano passado porque os cartões também são usados para atender ao vice-presidente, cargo que não era ocupado por ninguém A gravidade da situação assoma em importância na medida em que tais gastos são classificados como sigilosos, o que não permite ao cidadão comum aferir a pertinência e a necessidade desses dispêndios em 2018."
A matéria complementa sublinhando a comparação que Bolsonaro não fez: "o procurador lembrou que Bolsonaro não explicou, porém, por que as faturas deste ano também são significativamente maiores do que as verificadas em 2017 (56%), 2016 (62%) e 2015 (26%), anos em que a cadeira de vice tinha dono."
Em seu despacho, o procurador Lucas Furtado escreveu: "a gravidade da situação assoma em importância na medida em que tais gastos são classificados como sigilosos, o que não permite ao cidadão comum aferir a pertinência e a necessidade desses dispêndios. Deve sempre ter em mente que os gastos administrativos que padecem da falta de transparência são aqueles que, em tese, podem estar mais vulneráveis ao distanciamento de um necessário padrão ético de probidade, decoro e boa-fé, ou seja, estão mais suscetíveis a atentarem contra o princípio da moralidade."

Envolvido no assassinato do jornalista não retorna a prisão após saída temporária

Um dos envolvidos no crime que vitimou o jornalista Décio  Sá , em abril de 2012, Marcos Bruno Silva de Oliveira, é considerado foragido da Justiça desde quarta-feira (15), quando deveria ter retornado ao complexo penitenciário, após receber benefício da saída temporária do dia das crianças.
Apontado pela Polícia e Ministério Público Estadual como o condutor da moto no dia do assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá, Marcos Bruno Silva de Oliveira, deveria ter retornado no prazo estipulado pela instituição prisional.
O réu havia sido condenado a 18 anos e três meses de reclusão em fevereiro de 2014, no começo estava cumprindo pena em regime fechado, porém, pelo tempo de prisão passou para regime semiaberto, o que lhe deu direito ao benefício.
Relembre o caso:
O jornalista Décio Sá foi assassinado com cinco tiros por volta de 23h de uma segunda-feira, 23 de abril de 2012, quando estava em um bar na Avenida Litorânea, na orla marítima de São Luís – um dos principais pontos de turismo e lazer da capital maranhense.
Décio trabalhou em alguns jornais da capital, como aqui no O imparcial, além disso, publicava conteúdo independente no “Blog do Décio”, que era um dos blogs mais acessados do Estado.
Segundo o inquérito policial, na noite do crime, o jornalista deixou a redação onde trabalhava, por volta de 22h e foi para um bar na Litorânea. Ele estava à espera de dois amigos e falava ao celular quando foi surpreendido pelo pistoleiro, que o atingiu com cinco tiros, três no tórax e dois na cabeça, o atirador fugiu em seguida na garupa da motocicleta dirigida por Marcos Bruno, agora apontado como foragido da Justiça.
O assassino foi deixado próximo a uma duna, onde teria passado por um grupo evangélico que fazia orações no local, naquela noite. Ao chegar ao topo do monte, ele teria enterrado a arma, trocado de camisa e sandálias e saído na direção de um veículo, que já o aguardava do outro lado da duna.
De acordo com informações policiais, na época, o jornalista foi morto porque teria publicado no blog uma postagem sobre o assassinato do empresário Fábio Brasil, o Júnior Foca. Décio Sá tinha 42 anos e deixou uma filha e uma esposa grávida.
De o imparcial 

sábado, 19 de outubro de 2019

Operação policial estoura “caixa-forte” do tráfico no Maranhão

A Polícia Civil do Maranhão, em ação conjunta das Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), realizou, hoje, 19, a segunda fase da Operação Tiro Certo, a qual tinha como principal finalidade cumprir mandados de prisão e busca e apreensão em desfavor de integrantes de uma facção criminosa, responsáveis pela movimentação financeira e patrimonial do grupo.
Foram cumpridos mandados de prisão em desfavor de Robson Martins Dominici Júnior, Danielson Mendes Serra, Aline Santos Silva e dos custodiados Wlderley Moraes e Pedro André de Sousa Ribeiro. Nas casas dos acusados foi apreendida uma vasta documentação (escrituras públicas de imóveis, cadernetas com movimentações financeiras, cadernetas indicativas de comercialização de entorpecentes ), dispositivos eletrônicos e o valor de R$ 4.580,00 (quatro mil, quinhentos e oitenta reais), em espécie.
Contas bancárias da facção foram bloqueadas, e estima-se que nos últimos meses o grupo criminoso tenha movimentado um valor superior a R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais). Foi ainda autuado em flagrante, por posse de arma de fogo de uso permitido, João Soares Santos.
Paralelamente, as equipes policiais, de posse da informação, colhida no curso da investigação, que a facção havia investido o valor aproximado de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) em entorpecentes, os quais estariam sendo transportados para a capital, abordou as margens da BR 135, nas proximidades do Povoado São Francisco, município de Itapecuru, um veículo onde foram encontrados 52 (cinquenta e dois) tabletes de drogas (crack e maconha), na posse de Larissa Rafaela Almeida dos Santos e Jackson Nabate Santos, os quais form autuados por tráfico de drogas e associação para fins de tráfico.
A investigação foi iniciada em outubro de 2018, tendo a primeira fase da operação Tiro Certo sido deflagrada em abril deste ano, quando foram cumpridos 25 mandados de buscas e apreensão e 15 mandados de prisão, também em desfavor de integrantes da facção criminosa responsáveis núcleo financeiro.

Após os cumprimentos dos mandados e das lavraturas dos autos de prisão em flagrante, todos os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecerão a disposição da Justiça.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Administrador da feira da Cohab é morto a tiros em São Luis



Dimas Garcia Araujo, que era administrador do mercado da Cohab, foi assassinado na manhã desta quarta-feira (17), dentro do estabelecimento. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP), ele foi atingido por pelo menos três disparos de arma de fogo por outro feirante, o suspeito é chamado de Nilson, mais conhecido como “ratão”.
Informações revelam que o crime foi por conta de um desentendimento entre os dois homens na tarde dessa quarta-feira (16), o suspeito de ser o autor do crime estaria pressionando o administrador e solicitando mais espaço para trabalhar.
Segundo informações policiais, o mercado passa por reformas e feirantes estão sendo deslocados da área interna para outros pontos externos da feira. A polícia está em busca do suspeito que fugiu do local.


Dois homens são mortos por integrantes de facção na capital



Dois assassinatos foram registrados na noite dessa quarta-feira (16), no bairro da Cidade Olímpica, em São Luís. As vítimas, foram identificados apenas por Rodrigo e Jardeilson, que estavam voltando do trabalho, no momento do crime.
Segundo informações policiais, participaram pelo menos cinco suspeitos. Eles estavam em um veículo, utilizavam coletes a prova de balas e pertencem a uma facção criminosa, além disso, estavam praticando assaltos naquela área.
Na manhã desta quinta-feira (17), a polícia iniciou uma operação para localizar os assassinos e neste momento quatro suspeitos foram capturados estão sendo encaminhados a delegacia para esclarecimentos. Além dos presos foram apreendidas uma metralhadora 9 milímetros, dois revólveres e três coletes balísticos.
A polícia ainda não tem confirmação se os homens reagiram ao serem assaltados ou se foram executados. O crime está sendo investigado pela Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP).



Prefeitos maranhenses criam Consórcio Maranhão



Prefeitos de oito municípios maranhenses se uniram para criação do Consórcio Maranhão com objetivo de ampliar a mobilidade das ações da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão. 
O ato de fundação do novo consórcio ocorreu na manhã desta quarta-feira (16) na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), em São Luís, em reunião convocada pelo presidente Erlanio Xavier, autor da iniciativa de criação da entidade.
O consórcio terá como presidente o prefeito Juran Carvalho (Presidente Dutra); vice-presidente Jailson Fausto Alves (Lima Campos) e secretário geral Júnior Cascaria (Poção de Pedras).
O conselho fiscal contará com a participação dos prefeitos Erlanio Xavier (Igarapé Grande), André Dourado (Carutapera), Maria da Luz (Governador Eugênio Barros) e dos suplentes Eudina Costa (Bernardo do Mearim) e Edijacir Leite (Lago dos Rodrigues). 
Para o presidente do Consórcio, Juran Carvalho, este será uma alternativa para os municípios em situação de inadimplência. “Vejo o Consórcio Maranhão como um grande avanço para todos os prefeitos do estado, principalmente pelo seu vínculo com a Famem. Através deste instrumento os gestores vão poder obter recursos junto ao governo federal para seus municípios”, esclarece Juan.
O Consórcio será uma ferramenta para que a Famem obtenha maiores conquistas nos pleitos do movimento municipalista no estado. Por meio dele, as prefeituras consorciadas conseguirão maior poder de manobra em ações administrativas e operações financeiras.
Sem qualquer custo, os prefeitos poderão se participar do consórcio a qualquer momento de maneira espontânea e incondicional. Entre os benefícios, o consorciado poderá participar de compras coletivas, permitindo aquisição de produtos com registro de preços mais reduzidos e licitações mais breves.
O consórcio possibilitará ainda a resolução de alguns problemas comuns enfrentados pelos gestores de municípios de médio e pequeno porte, como a questão do lixo.  São problemas como, por exemplo, a destinação de resíduos em obediência às leis da Polícia Nacional de Resíduos Sólidos.
O prazo para adequação dos municípios se encerra em julho de 2020, para municípios com população acima de 50 mil habitantes. Para os municípios de população inferior a este contingente, o prazo se estende a mais um ano.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Homem que matou namorada, recorre ao suicídio

Procurado pela polícia após matar a namorada Dayane Christina Oliveira Nunes, na tarde da última sexta-feira (11), Evaldo Lima Sampaio recorreu ao suicídio nesta terça-feira (15) com um disparo de arma de fogo na cabeça. 

Evaldo foi encaminhado ainda ao Djalma Marques (Socorrão 1), no Centro de São Luís. Ele deu entrada no hospital por volta das 12h, mas não resistiu e teve a morte confirmada as 13h40, segundo a polícia.

A informação que chegou ao Departamento de Feminicídio da Polícia Civil foi que o advogado de Evaldo havia acertado que ele se apresentaria na tarde desta terça-feira.


"Ele recorreu ao suicídio com um tiro na cabeça. Com a morte do autor do feminicídio, vamos pedir arquivamento do inquérito policial", disse a delegada Viviane.


Dayane foi assassinada com dois disparos de arma de fogo durante uma discussão no condomínio Porto Seguro, no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís, de propriedade de Evaldo. Ela morreu no local do crime.


Dayane Nunes morava no bairro Turu e estava separada há mais de um ano do ex-marido com quem tinha um casal de filhos menores. 


Após se separar, Dayane conheceu Evaldo Sampaio com quem teve um breve relacionamento. Ela decidiu terminar o namoro, mas ele não aceitava o fim da relação e vivia insistindo para reatar o relacionamento.


Depois do crime, Evaldo ligou para o irmão e contou o que tinha feito. Foi o irmão quem acionou a polícia.

sábado, 5 de outubro de 2019

Mulher é baleada durante assalto a ônibus na Avenida dos Africanos, em São Luís

Uma mulher identificada como Eunice Santos do Rosário Sousa, de 44 anos, foi baleada durante tentativa de assalto a um ônibus da linha Vila Janaína, na tarde deste sábado (05), em São Luís.

A ação criminosa ocorreu na Avenida dos Africanos, nas proximidades da entrada do bairro Coroado. Eunice foi ferida no ombro esquerdo. Ela ficou sangrando no corredor do ônibus até a chegada de uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Segundo a polícia, o tiro saiu da arma do sargento da PM Ivaldo dos Anjos Melônio que estava no ônibus e reagiu quando dois bandidos, que ainda não tiveram as suas identidades reveladas, anunciaram o assalto. O PM é lotado no Comando de Segurança Comunitária (SCS).

De acordo com a polícia, o militar foi apresentado no Plantão Central da área Itaqui-Bacanga, juntamente com a arma de fogo.

Os dois suspeitos envolvidos no crime conseguiram fugir. Eunice Sousa está no Hospital Djalma Marques, o Socorrão 1, e não corre risco de morte.