segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Líder do “Bonde do Maluco”, de Salvador, pode ter comandado assalto ao BB em Bacabal


Segundo o secretário de Segurança, Jefferson Portela, a quadrilha que assaltou o Banco do Brasil e levou pânico à cidade de Bacabal, no fim da noite de domingo (25), é chefiada pelo assaltante identificado como José Francisco Lumes, conhecido como " Zé de Lessa".

Essa quadrilha já praticou assaltos em várias cidade do Brasil sempre agindo com muita violência. A polícia acredita que "Zé de Lessa" estava em Bacabal, comandando pessoalmente a ação da quadrilha. A prova disso é o fato de ter sido encontrado um carro blindado em meio aos veículos usados pela quadrilha.

“Zé de Lessa” é apontado como líder do Bonde do Maluco (BDM), que surgiu em 2015 no pavilhão V do Presídio Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura.  O grupo nasceu como uma ramificação da facção Caveira, comandada por Genilson Lima da Silva, o Perna, atualmente preso no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.

“Zé de Lessa” começou na vida do crime fazendo assalto a instituições financeiras. Foi preso algumas vezes e a última vez que saiu da prisão foi para terminar de cumprir a pena no regime domiciliar. Desde então, foi morar na cidade de Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul, divisa com o Paraguai, de onde começou a enviar carregamentos de drogas para abastecer sua quadrilha na Bahia.

Ele criou o BDM dentro da cadeia e logo sua facção passou a ganhar destaque. Tornou-se o principal rival da facção Katiara, comandada por Roceirinho, e passou a disputar pontos de droga com o rival. Ele tem entre seus principias comparsas alguns parentes.

Assaltantes mortos identificados

Foram identificados os três assaltantes mortos no confronto com policiais militares durante a ação criminosa em Bacabal. No momento do confronto, os bandidos encontravam-se nas proximidades do quartel da PM, que foi alvo de ataques.

Eles foram identificados como Rafael Átila, de Pinheiro (MA), Ederson da Silva, da Bahia, e Jean Martins Rocha, da cidade de Araguaína, (TO).

O confronto ocorreu no início da madrugada, após a chegada de reforços policiais. Eles integram uma quadrilha interestadual formada por mais de 70 homens que agem em várias cidades do Norte e Nordeste do País.

Ato de bravura dos PMs e caçada aos fugitivos

O secretário de Segurança fez questão de destacar o ato de bravura praticado pelos policiais do 15º Batalhão da Policia Militar e do Comando de Operações e Sobrevivência em área Rural (COSAR) que enfrentaram os bandidos obrigando-os a fugir da cidade.

"Nós estamos investigando e não mediremos esforços para prende-los em flagrante. Caso contrário vamos continuar as buscas para prendê-los aqui ou em qualquer outro local”, finaliza Jefferson Portela.

Bandidos assaltam agência, incendeiam viaturas e enfrentam a polícia em Bacabal


Bandidos assaltaram na noite de domingo (25) uma agência do Banco do Brasil no município de Bacabal, a 240 km de São Luís. 

Além disso, os assaltantes ainda incendiaram viaturas e enfrentaram a polícia da região. Três bandidos foram mortos no confronto com a polícia e um suspeito foi preso. A polícia ainda prendeu duas pessoas que entraram na agência bancária para pegar cédulas que foram deixadas durante o crime. 

Segundo informações da polícia, a ação criminosa aconteceu por volta das 22h e os bandidos estavam fortemente armados. Durante a ação, os criminosos atacaram o quartel do 15º Batalhão da Polícia Militar e também a Delegacia Regional de Polícia Civil. 
Ainda de acordo com a polícia, os bandidos atravessaram veículos sobre as pontes que ficam entre o Rio Mearim e o Igarapé do Bambu, que fica na saída da BR-316. Veículos foram colocados no meio dessas pontes e foram incendiados. Carretas também foram atravessadas no meio de ruas da cidade e em trechos da BR-316 que corta o município de Bacabal. 

Viaturas das Polícias Civil e Militar foram destruídas pelos bandidos. Um caminhão foi colocado pelos bandidos em frente a Delegacia Regional de Polícia Civil para impedir a saída das viaturas e muitos veículos foram incendiados na delegacia. 

De acordo com os policiais, o clima foi de pânico durante a ação dos bandidos. A polícia diz que os bandidos ficaram na cidade por cerca de duas horas. Ao fugirem, os bandidos levaram vários reféns e eles foram sendo liberados ao longo da noite. 

Policiais das regiões do Vale do Pindaré e Mearim se deslocaram para Bacabal com o intuito de capturar e prender os bandidos. O valor levado da agência bancária pelos bandidos ainda não foi informado pela instituição.



Do G1 MA

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Polícia prende suspeito de estuprar idosa de 92 anos em Santa Inês



Policiais de Santa Inês prenderam Francisco Ivaldo Silva, de 38 anos, suspeito de estuprar uma idosa de 92. O crime aconteceu no último sábado (17), por volta de 9h da manhã, no bairro São Benedito.

Ao ver a idosa passar na rua, Francisco Silva resolveu levá-la ao quintal, onde teria cometido o crime.  

Uma mulher, que não foi identificada, teria chegado no momento em que ele já estava sobre a idosa. Ela começou a gritar para ele parar com aquilo.

Quando ele se levantou, a mulher percebeu que ele estava sem roupas.

A Polícia Civil ouviu testemunhas sobre o caso e prendeu Francisco Silva.

Pastor da Assembléia de Deus morre em grave acidente em Vitória do Mearim




Um grave acidente na BR 222 envolvendo o carro de um pastor e um caminhão pau de arara que faz o transporte de passageiros dos povoados da região do Japão em Vitória do Mearim, deixou pelo menos três mortos e vários feridos. Os que morreram, foram: o pastor da assembléia de Deus em Vitória do Mearim, Francisco Araújo, seu filho mais novo, e uma mulher que não identificamos seu nome que estava no caminhão.
Ainda de acordo com informações, o estado de saúde da esposa do pastor, e do seu outro filho é grave. Não temos informações do numero de feridos.
As causas do acidente estão sendo investigadas pela polícia rodoviária federal.






quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Servidores fazem ato contra extinção do Ministério do Trabalho


BRASÍLIA- Servidores do Ministério do Trabalho fizeram ato na tarde desta quinta-feira contra extinção da pasta, anunciada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro . Em uma manifestação pacífica, eles deram um abraço coletivo à sede do ministério. O grupo cantou o Hino Nacional e gritou palavras de ordem como 'fica, ministério'.
A manifestação foi organizada pelos próprios servidores do órgão. Após o abraço ao prédio, eles chegaram a interditar o trânsito na Esplanada dos Ministérios por cerca de 10 minutos. O Detran foi acionado, e a via liberada sem resistência dos manifestantes.
Também nesta quinta, o Fórum Nacional das Secretarias de Trabalho (Fonset), entidade que reúne os titulares da pasta nos estados, divulgou nota manifestando preocupação com a decisão. Os secretários estaduais alegam que receberam a informação "incrédulos", diante do "cenário atual de desemprego que assola o país".
Na nota, o Fórum destaca a importância das políticas públicas de emprego executadas pela pasta, como a intermediação de mão-de-obra realizada pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), em parceria com os governos regionais.  
"Como um futuro presidente que se declara um nacionalista, um patriota, retira o Ministério que protege o trabalhador e as relações trabalhistas no que tange aos direitos e às políticas de emprego e renda, seguro desemprego, carteira de trabalho, Sine e ainda uma vasta parceria com os estados em qualificação e captação de vagas", diz a nota.
O ministério  poderá ser desmebrado em três partes . A parte da fiscalização, que envolve direitos trabalhistas e combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo, deve migrar para o ministério da área social do novo governo — que ainda está sendo formatado.
A nova pasta deverá abarcar o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Direitos Humanos, Assistência Social e Família. A equipe de Bolsonaro já sinalizou que esse novo ministério deve ser comandado pelo senador Magno Malta (PR-ES), que não foi reeleito.

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Arrombadores de caixas eletrônicos é presa na cidade de Dom Pedro


Policiais do Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras (Dcrif/Seic), com a participação de policiais do Mato Grosso, desarticularam nesta quinta-feira (1º), na cidade de Dom Pedro/MA, uma quadrilha especializada em arrombamentos de caixas eletrônicos. 

Os assaltantes foram identificados como Bruno de Lima, o “Boquinha”, Mateus Silva de Oliveira Moreira, Erisvando Rodrigues da Silva Oliveira e Francisco Silva de Oliveira, o “Pantica”. Um menor de 16 anos foi apreendido na operação.

Os policiais apreenderam farto material utilizado em arrombamentos de cofres/terminais eletrônicos, capa de colete balístico subtraída de agência bancária e veículo usado na prática criminosa.
A equipe do Dcrif/Seic investigava há várias semanas homens especializados em arrombamentos de cofres/terminais eletrônicos de bancos na região de Presidente Dutra/MA quando, em parceria com a força-tarefa do Mato Grosso, conseguiu confirmar que os suspeitos tinham como base casas na cidade de Dom Pedro/MA.

A partir da confirmação das informações levantadas, hoje, nas primeiras horas da manhã, a quadrilha foi desarticulada.


No momento da abordagem, Bruno de Lima apresentou documento falso, e também foi autuado pelo crime de falsa identidade (art. 304,CP).

Mateus Silva de Oliveira Moreira possui dois mandados de prisão em aberto, um no Estado do Mato Grosso e outro no Mato Grosso do Sul, pela prática de crimes similares.

As investigações apontam que estes criminosos são suspeitos de serem os autores do assalto ao Banco Badesco de Santo Antônio dos Lopes/MA, ocorrido no dia 19 de outubro deste ano.

Os presos foram autuados por associação criminosa majorada pelo envolvimento de menor.

A Polícia Civil dará continuidade às investigações a fim de identificar e prender os demais envolvidos.



Duas pessoas morrem após carro colidir com árvore na BR-222, entre Arari e Vitória do Mearim


Na tarde desta quinta-feira (01), agentes da Polícia Rodoviária Federal da Unidade Operacional de Santa Inês/MA atenderam uma grave ocorrência de acidente na BR-222, entre Arari e Vitória do Mearim, no norte do Maranhão. Dois ocupantes morreram em decorrência da colisão.

Por volta das 15h30, na altura do km 287, no sentido crescente da via, próximo da entrada da cidade de Vitória do Mearim/MA, o condutor do automóvel Chevrolet Cobalt 1.4 LT cinza, ano 2012, Geleade Costa Rabelo, 34 anos, perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu frontalmente em uma árvore. Ele e o outro ocupante, Antônio Pinto Costa, 68 anos, morreram no local. Eles seriam tio e sobrinho.
As duas vítimas ficaram presas nas ferragens, sendo retiradas em seguida. Um deles ainda foi retirado com vida, mas morreu no local.

O veículo ficou completamente destruído em razão do forte impacto. Os agentes realizam levantamentos na tentativa de elucidar o motivo da saída de pista. 

Os policiais constataram que o condutor imprimia velocidade excessiva no momento do impacto frontal.


O veículo saiu de São Luís no começo da tarde com destino a Viana. Pelas informações, os dois, que residiam no bairro Coroado, iriam acender velas no dia de finados.